Ieducare

19/05/2011 15:12

O Instituto Educare surgiu em novembro de 2004 a partir de um convite de gerentes e supervisores da indústria de Cimentos Poty, de Sobral do Grupo Votorantin para implementar um curso de especialização em Engenharia da Produção. Por necessidade de ter uma instituição credenciada pelo MEC para a chancela do curso, firmamos parceria com a Faculdade Santa Fé de São Luis/MA. As aulas do curso ocorriam no auditório da referida indústria. A sede provisória do Instituto Educare esteve localizada à Rua Cel. Frederico Gomes, numa sala com 30 m².

               Desde o princípio, nosso objetivo foi claro: levar uma educação de qualidade, cursos que imprimissem um diferencial diante da grande oferta que se apresentava no momento, contrapondo a qualidade duvidosa que era evidenciada pelos mesmos.

Em março de 2005, fomos convidados para abrirmos uma nova turma, agora na área de Educação, na cidade de Jaguaruana (CE), curso de Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, turma de 43 alunos.

               A partir dessas experiências gradativamente aumentando a inserção em maior número de cidades, assim como, a diversidade de cursos, tendo por premissa não perdermos o objetivo pelo qual nasceu o Instituto. Atualmente, temos núcleos educacionais em mais de 40 cidades no Estado do Ceará, Piauí e Maranhão.

               Em 2006, o espaço onde funcionava a sede do Instituto tornou-se demasiado pequeno para comportar o crescimento que estava em andamento, com isso, inauguramos uma nova sede. A nova sede conta com espaços para as coordenações, salas de aulas, laboratórios, secretaria, recepção, etc. O endereço dessa nova sede: Avenida Dom José Tupinambá da Frota, 426, Centro – Sobral/CE.

Neste mesmo ano, firmamos parceria com o CETREDE de Fortaleza, por meio do qual trabalhamos com cursos técnicos semi-presenciais: Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), curso este que é necessário ao profissional que deseja ingressar no mercado imobiliário, tendo já concluído três turmas e, no momento, uma nova turma em andamento.

Também em 2006 procuramos ampliar nossas parcerias e firmamos convênio com a Faculdade Ateneu de Fortaleza, que nos propiciou e aos nossos alunos, uma maior diversidade de cursos e um contato mais próximo entre os alunos e a instituição chanceladora.

Em 2007, implementamos cursos de Graduação à distância, cuja instituição que firmamos convênio foi a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (UNIDERP); instituição que está entre as melhores do Brasil. Com a possibilidade aberta implantamos núcleos de educação à distância em quase uma dezena de cidades do Estado do Ceará, tais como: Sobral, Camocim, Itapipoca, Boa Viagem, Limoeiro do Norte, Pedra Branca, Jaguaruana, Acaraú e Independência com os seguintes cursos de Graduação: Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Letras e Recursos Humanos.

                Já em 2008 foi o ano de consolidação do Instituto. Neste aumentamos o número de parceiros com a entrada da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES e com a Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, duas instituições que vieram nos acrescentar cada vez mais experiência, visto serem instituições que possuem respaldo no Estado e no Brasil. Tivemos outros dois acontecimentos que podemos citar de grande valia para esta consolidação: termos uma de nossas alunas agraciada pelo prêmio nacional de uma das melhores docentes do Brasil e por fim recebemos a doação de um terreno da Prefeitura Municipal de Sobral para construirmos a Faculdade Educare de Sobral.

                 Em 2009, ampliamos e construímos em Sobral uma nova unidade com todos os ambientes necessários para o pleno funcionamento da Instituição. Ambiente constituído de salas de aulas em tamanho padrão estipulado pelo MEC, auditório, laboratórios, biblioteca, sanitários femininos e masculinos, sanitários femininos e masculinos para portadores de necessidades especiais, salas de coordenação, direção, de reprografia, cantinas, estacionamento, recepção etc. Salientando que todo o prédio foi estruturado levando em consideração a acessibilidade.

              Todavia, em 2010 foi a consolidação do projeto IEducare com a aquisição da Faculdade IEducare  (CREDENCIADA PELA PORTARIA MEC Nº 1.000 22/10/2007, D.O.U de 23/10/2007), antiga Faculdade Ateneu na cidade de Tianguá/CE, como também a implantação dos Cursos Técnicos, ao todo 06 cursos. Com isso, conseguimos autonomia para trabalharmos, agora, de não somente oferecermos cursos em parceria com outras instituições, sejam eles técnicos, graduação ou pós-graduação, mas somos responsáveis desde a implementação, a manutenção e o chancelamento dos mesmos.

                O IEducare hoje é referência quando se fala em educação de qualidade. Possui mais de 30 unidades de ensino no estado do Ceará e está presente em mais de 5 estados do Brasil: Bahia, Maranhão, Piauí, Santa Catarina e Paraná.